A produção de medicamentos obedece a critérios rígidos de controle para assegurar que, do início ao fim do processo, o medicamento seja eficaz para combater doenças.

E o transporte desses medicamentos, vacinas e outros componentes relacionados à saúde também atende a exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Entre elas, está a Resolução Anvisa RDC No 304/2019

Por ela, o transporte e armazenagem de medicamentos deve seguir requerimentos específicos de temperatura, umidade ou exposição à luz.

Além disso, as cargas que não cumpram com esses requisitos devem ser devolvidas no ato do recebimento ou devem ser postas em quarentena enquanto aguardam sua disposição pela garantia da qualidade.

Exigências da Anvisa no transporte de medicamentos

Outra exigência dessa resolução diz respeito às condições de transporte e armazenagem, incluindo a identificação do veículo responsável pelo transporte e número de série do instrumento utilizado para monitoramento das condições ambientais.

A empresa que contrata o serviço de transporte de medicamentos é responsável por realizar o treinamento dos transportadores, bem como prestar orientação e assistência técnica para os casos de acidentes envolvendo os medicamentos sob transporte.

Além disso, a empresa contratante deve monitorar as condições de transporte relacionadas às especificações de temperatura, acondicionamento, armazenagem e umidade do medicamento utilizando instrumentos calibrados.

Itens que não podem faltar no transporte de medicamentos

O gestor logístico pode facilmente atender a todas as exigências da Anvisa com o monitoramento de temperatura e umidade da Forza.

A solução de rastreamento e monitoramento de carga inclui sensor de abertura de porta do baú e do termo-king on ou off, com emissão de alertas customizados.

Outro serviço muito requisitado é o envio de iscas retornáveis com sensor de temperatura e Sigfox para cargas de alto valor agregado.

Outro benefício é o dispositivo antijammer, com ação embarcada que promove processo progressivo de imobilização do veículo.

A solução da Forza Tecnologia é ideal para transporte e armazenagem de medicamentos conforme as regras da Anvisa. 

Outros segmentos também se beneficiam desse serviço, como transporte de câmaras frias, contêineres resfriados e congelados, geradores Genset (plug and play), caminhões-baú refrigerados, além de outros materiais que necessitem de controle de temperatura e umidade.

Homologação pela Anvisa e Inmetro

Em relação ao Gerador Genset, a Forza possui solução com total controle da localização, alertas de falha de energia, horímetro on line, alerta de nível crítico de combustível e as temperaturas aferidas on line inclusive com o número ID do contêiner.

Além disso, a solução para transporte de medicamentos dispõe de dashboard exclusivo de controle de temperatura on line dos veículos em uma tela, apresentando a temperatura dos sensores, alterando a cor do sensor quando estiver fora do padrão parametrizado, gerando alerta pop up e por e-mail, inclusive no nosso App Mobile.

Outro benefício ao gestor é saber de forma on line qual custo diário, semanal e mensal em reais de cada veículo/gerador da frota.

Homologada pela Anvisa, a Forza também possui sensores homologados pelo Inmetro especificamente para transporte de medicamentos.

E, no momento de coletar os indicadores de desempenho da frota, todos os relatórios do sistema estão em conformidade com as exigências da Anvisa para o transporte de vacinas e outros medicamentos, um dos cuidados que os operadores logísticos precisam ter na hora de contratar empresa de rastreamento nessa área.