A frota de veículos no Brasil traz números surpreendentes. São 68 milhões de veículos circulando diariamente pelas ruas e estradas do país, sendo que desse total 9 milhões são de veículos voltados a todo tipo de transporte, como caminhões, veículos comerciais leves, picapes e furgões.
Diante desses dados, como é possível assegurar que a frota vá e volte em segurança sem que o caminhão seja roubado no meio do caminho?
É aí que entra o serviço de rastreamento veicular, que tem como objetivo auxiliar o gestor de frota ou de logística a ter o maior número de informações para tomadas de decisão.
Além, claro, de garantir maior segurança em caso de roubos nas estradas.
O serviço de rastreamento de caminhões permite ao gestor de logística acessar todas as rotas da sua frota em tempo real, no momento em que os motoristas estão na estrada.
As informações coletadas tornam-se um banco de dados importante para corrigir erros e aumentar a produtividade e, como consequência, a lucratividade.
Ao adotar um sistema de rastreamento para a gestão de frota, um software altamente detalhado armazena dados detalhados sobre produtos, trajetos, cargas, jornada do motorista, forma de condução de cada trabalhador.
De acordo com a necessidade de cada empresa, o software de rastreamento é totalmente personalizado com recursos diversos, como envio de mensagens via e-mail ou aplicativo e os mais variados alertas sobre dirigibilidade e eventos que ocorrem nas estradas.
As soluções de rastreamento servem tanto às pequenas empresas quanto às médias e de maior porte, tanto de frotas próprias quanto terceirizadas, já que todos os serviços podem ser customizados conforme o orçamento e o que de mais importante cada empresa necessita do sistema.
Redução de custos e maior produtividade
Um dos benefícios do serviço de rastreamento veicular é a diminuição de riscos na estrada, maior segurança para o motorista e para a carga, além de atendimento aos prazos de forma integrada e pontual.
Outro benefício está no bolso. Com o software de gestão de monitoramento, é possível otimizar a logística de entrega e, com isso, a empresa conquista clientes cada vez mais fiéis e satisfeitos.
Paralelamente a isso, a empresa reduz custos com manutenção e multas, já que o sistema pode ser adequado para fornecer essas informações estratégicas.
Outro ganho é de lucratividade, já que toda operação fluindo adequadamente proporciona retorno sobre o investimento feito em rastreamento.
Como funciona o serviço de rastreamento
Uma dúvida frequente do cliente que nunca se deparou com o serviço é sobre como funciona o rastreamento.
O sistema é formado por mapas, operadoras móveis de celular e comunicação por satélite, o chamado GPRS.
Esse posicionamento permite enviar informações exatas da localização de um determinado veículo a um destino, no caso o software de rastreamento que a empresa pode acionar a qualquer tempo.